{Variedades} O que é Páscoa?

By Fernanda Lucena - quarta-feira, abril 12, 2017

Bom diaaa, 

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada. A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos. A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.


A Páscoa judaica 'Pessach' é comemorada pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito. Essa libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) que corresponde mais ou menos aos últimos dias de março e meados de abril. Durante as festividades da Pessach, é feito um jantar especial de comemoração chamado 'Sêder de Pessach', que tem o objetivo de reunir toda a família. O Pessachjudeu é comemorado durante sete dias.

→ Símbolos da Páscoa:

Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, depois do Inverno, os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita. A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas eram representadas com a troca dos ovos coloridos. Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida.


O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida. 


...

Nesse feriadão vou dar uma pausa no blog, aproveitar pra curtir a família, visitar pessoas queridas, estudar e descansar... Segunda que vem tô de volta, combinado? Bom feriado pra vocês!


Beijinhos,



  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Quase não dá para acreditar que já chegamos na Páscoa, o ano está voando! Um boa Páscoa e um ótimo descanso!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, Fe. Ele mostra que o verdadeiro significado da Páscoa, enquanto muitos pensam apenas nos ovos de chocolate outros realmente se importam com o significado. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Arrasou no post! Muitas pessoas só presenteiam e não sabem o verdadeiro significado.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  4. mt bacana td o fundo religioso da pascoa, nao vejo a hr de devorar mts chocolates!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. é uma data muito linda! semana passada e esta trabalhei com os alunos!vale a pena lembrar sempre!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nunca podemos esquecer o verdadeiro significado da páscoa.
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|


    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!