|Maternidade| Rotina do sono

By Fernanda Lucena - sexta-feira, março 15, 2019

Eu já contei para vocês como foi minha experiência no quesito sono, de quando o Arthur nasceu até o dia em que finalmente ele dormiu uma noite toda. Mas, será que a quantidade de horas dormidas está sendo suficiente? 

Minha rotina de sono andava meio bagunçada, onde o horário de acordar é praticamente o mesmo durante a semana por conta do trabalho e da escola do Arthur, mas era no dormir que 'a coisa tava pegando'. 


Normalmente eu tento fazer os afazeres doméstico assim que chego em casa, mas ultimamente o cansaço tem falado mais alto e chego em casa querendo deitar e dormir. Porém, a realidade é outra, então vamos para o corre corre, arruma daqui, cozinha dali, come, lava, guarda, brinca, faz lição e... lá se foram as horas e já está muito tarde. Ainda temos a rotina do banho, leite, xixi, escovar dente e dormir. Mas o Arthur desde cedo, por erro meu, assiste um pouco na cama antes de dormir. Eu permiti isso quando em meio ao cansaço, para evitar birras e choro, deixei que ele assistisse na cama enquanto eu dava cochilos (ele ainda acordava várias vezes na madrugada, na época). Hoje em dia conseguimos evoluir, ele assiste alguns minutos e quando peço o telefone, ele me entrega. Só que o tempo entre assistir e dormir realmente estava deixando as horas de sono reduzidas, e as poucas horas de sono estavam refletindo não só no meu dia a dia, mas no rendimento escolar dele.



Montei uma rotina de segunda a sexta, ajustando meu tempo nos afazeres, separando no máximo 1h para isso, mais 1h entre brincar e fazer as lições, me restando 30 minutos até a hora de começar a preparação para dormir. Nesses 30 minutos eu permito que ele assista um pouco no meu celular enquanto faço alguma outra coisa, ou não faça nada kkkkkkkkkkk depois desse 30 minutos vamos para banho-leite-escovardente-xixi e cama!

Tenho feito essa rotina há 2 semanas e vem dando certo, incrivelmente ele não achou ruim nem deu trabalho, está dormindo mais cedo, demorando no máximo uns 15 minutos para cair no sono. Então, quando ele dorme, eu assisto, leio ou estudo, mas faço isso no máximo durante 1h, para que eu não acabe dormindo tarde do mesmo jeito, né?!


Agora me conta, você tem rotina para dormir? Dorme cedo ou tarde?

Beijinhos!

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. fer que bom que você está consciente disso! eles precisam dormir e reflete na escola....
    aqui os meus vão pra cama 9 horas pq estudam de manhã o bernardo que vai a tarde fica um pouco mais... mas depois que chega da escola ele pode mexer na internet duas hora e tiro... eles vão entrando no ritmo e é pro bem deles!parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que sentes, quando a minha filha nasceu passei horas intermináveis cansado, e sem ter a oportunidade de pôr o sono em dia.
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  3. A nossa hora de acordar geralmente é sempre a mesma por causa das nossas responsabilidades diárias, mas a hora de dormir é sempre uma luta, hahaha. Amei a sua atitude em mudar os hábitos. Não sou mãe, mas eu sempre ouço das minhas amigas que já são mães que é importantíssimo criar uma rotina de horários para as crianças, e fico feliz que isso tenha dado certo com você e sua família.
    Aqui em casa tbm temos uma rotina antes de dormir, mesmo sem crianças, se vc quer saber até a nossa cachorrinha tem os hábitos dela, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, é muito importante ter essa rotina, quando se tem filhos ela tem que ser ainda mais regrada. Confesso que estou sofrendo com minha rotina do sono, dormindo muito tarde e acordando tarde também.. está sendo um caos. Espero que eu consiga mudar isso logo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amei saber sobre sua rotina do sono na maternidade, eu tenho uma amiga que está grávida e ela está passando maus bocados para dormir, ainda mais no fim da gestação. hehe
    Vou mostrar seu artigo para ela.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. No dia a dia é preciso, mesmo, adoptar uma rotina!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  7. Fer, muda toda a rotina, hein? Menina!
    EU não sou mãe (AINDA e tenho sonho de um dia ser!) mas é bom saber, né, sempre bom hehehhee
    (agora que vi que estou no seu blog <3 obrigada)

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Super te entendo, até hoje faço Mariana dormir na minha cama comigo (enquanto isso, vou descansando também) e depois coloco ela no berço. Mas, sei que é errado e quando ela tiver maior e mais pesada, será mais difícil.
    Ela dorme super bem, desde os 3 meses eu tinha que acordar ela de madrugada para mamar. Geralmente dorme a noite inteira, exceto quando os dentes estão rasgando, ou tem pico ou salto. Do resto, é bem tranquilo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, muito bom ter conseguido uma rotina para dormir. Eu até tinha uma com as meninas, mas mesmo assim eu vivia meio sonada por aí.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Infelizmente eu tenho dormido muito pouco também, indo dormir bem tarde e acordando bem cedo. Meu tempo para fazer toooodas as coisas que tenho pra fazer é só no período da noite, já que trabalho fora o dia todo. Por conta disso, acaba que vou fazer tudo o que preciso e quando vejo, já tá tão tarde que quase nao sobra tempo nenhum pra ler ou assistir alguma serie... preciso realmente e urgentemente ajustar isso.

    Bjuus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!