Alto do Moura

By Fernanda Lucena - quarta-feira, agosto 29, 2012

O Alto do Moura é um bairro do município de Caruaru (cidade onde moro), capital do agreste pernambucano, localizado a cerca de 135 km do Recife. Reconhecido pela Unesco como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, no Alto do Moura praticamente toda casa é ateliê e todo morador é artesão.
A arte do barro, passada de geração para geração, retrata cenas do cotidiano e dos costumes do povo nordestino. Mestre Vitalino, que começou a modelar bonecos aos seis anos de idade, foi o primeiro artista da comunidade a ganhar fama nacional e internacional. Hoje, a cerâmica figurativa e utilitária do Alto do Moura ultrapassa as fronteiras do país.
Distante 7 km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.




Eu turistando - ao lado da estátua do Mestre Vitalino

Em frente à  casa do Mestre Vitalino

Algumas obras dentro da casa do Mestre Vitalino


Cartões Postais de Caruaru

Minha 'nêga' do Alto do Moura

Minha girafa (porta caneta) lá do Alto do Moura


Fernanda

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olha essa minha amiga tb se empolgou com o bloG. OBA!!!!!!!
    Bom saber um pouquinho da tua cidade, quem sabe um dia ñ faço um post assim... Bjs amiga ;*

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!