|Livros| Freud me ajude! - Sinéa Rangel

By Fernanda Lucena - terça-feira, fevereiro 12, 2019

Depois de um longo e tenebroso inverno, finalmente estou de volta com uma atividade que eu amo aqui no Pedacinhos: resenhar livros. A primeira resenha do ano será sobre a primeira leitura de 2019 'Freud me Ajude!'.


Aos olhos dos outros, Catarina Albuquerque é uma mulher superficial e egoísta. À primeira vista, ninguém saberia a profundidade das suas angústias. Intimada por seu pai para voltar ao Brasil, ela não sabia o que a esperava quando chegou ao haras, no interior da Bahia. Percebeu que a sua estadia seria tão complicada quanto emocionante ao conhecer Vítor Lobato. Um peão chucro, rude e com quem teria que aprender a conviver. Ela tem um ano. Exatos 365 dias para provar que pode enfrentar os seus fantasmas e assumir as rédeas da sua vida. Então poderá decidir-se entre ir embora ou ficar. Que Freud a ajude!

Minha opinião:

Depois de ler um livro da Sinéia Rangel e ele ter virado um dos meus xodós, decidi que um dos seus livros seria minha primeira leitura do ano. Comecei com 'Freud me Ajude!' e não me arrependi. O livro apresenta a história de uma mulher que aparentemente tem a vida que todas gostariam: é linda, independente, rica e que viaja pelo mundo. Mas Catarina além de tudo isso, tem uma questão muito delicada que a fez tomar decisões muito severas sobre relacionamentos. O que ela não imaginava era encontrar em Vítor, o peão do haras, aquele alguém que ela gostaria de ter na sua vida, se ela se permitisse ter alguém. Apesar de não ter estudado muito porque teve que trabalhar desde novo, Vitor é um homem extremamente inteligente e principalmente, altruísta. Ele abriu mão de várias coisas em sua vida para que outras pessoas vivessem bem. Uma dessas pessoas é Nina, sua irmã, ela fez faculdade graças ao irmão. É uma mulher engraçada, meio louca, o tipo de mulher que você gostaria de ter como amiga. Falando em Nina, Rubinho (vocês vão morrer de rir com Nina tirando sarro dele por causa do seu primeiro nome) é sempre seu alvo. Eles formam um par engraçadíssimo, impossível não rir das brigas deles. Dona Mirna é aquela pessoa que você sente um carinho enorme, dá vontade de entrar no livro e abraçá-la.

Catarina e Vítor se envolvem, muita coisa acontece! Nós descobrimos qual a grande questão na vida de Catarina e essa leitura nos faz entender um pouquinho sobre algo que acredito que quase todos não tem conhecimento. Depois de certa parte da história nós conhecemos Dona Janete, Cecília (Cissa) e consequentemente, Letícia (Tici). Depois que conhecemos essas personagens a dinâmica da história muda e começamos a ficar com o coração apertadinho (muito a cara da Sinéia fazer isso com a gente). Vítor, que já era um grande homem no início do livro, se torna O homem nessa parte da história. É lindo de se ler o relacionamento entre Vítor, Cissa e Tici, super emocionante e Catarina volta a ter uma importância gigantesca no final.

Aparentemente parece uma história super clichê (adoro clichês, que fique claro), mas não se engane, é uma história muito interessante e bonita. Aprendemos sobre questões psicológicas, transtornos e uma doença específica. Os personagens foram muito bem escritos e trabalhados. Abri com chave de ouro as leituras de 2019!


Beijinhos!

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Nem preciso dizer que já fiquei doida para conhecer esse livro depois da sua resenha, né? Ele parece ser maravilhoso!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, adorei demais a dica e a resenha.. amo Freud!
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|


    ResponderExcluir
  3. Fernanda, adorei a sua resenha. Me deu vontade de ler o livro e voltar a fazer ppsts sobre livros
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  4. adorei conhecer esse livro e principalmente saber que a historia nao é tao cliche quanto parece, tendo essa referencia a freud, transtornos etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! Tudo bom?
    Não conhecia a obra, mas já ouvi falar bastante da autora. Não tô muito na vibe de contemporâneos no momento, mas procurarei quando surgir o feel de leitura!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nanda!
    Eu amei demais esse livro! Acompanhei de perto todo o processo de criação dele pela Sineia e fico muito feliz que você tenha gostado tanto quanto eu.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Pelo título imaginava algo completamente diferente hahah mas gostei bastante da premissa do livro e acho que daria uma chance para ler narrativa.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. não conhecia esse livro , mas amei a resenha beijos
    www.dicasdare.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!