{Dia do Trabalhador}

By Fernanda Lucena - sexta-feira, abril 27, 2018

Hellooo,

Todos nós sabemos que dia 1º de Maio é feriado, comemoração do Dia do Trabalhador (essa expressão eu acho melhor que 'Dia do Trabalho', pq dia do trabalho é qse  todo dia né mores?! kkkkkkk). Mas você sabe como surgiu essa comemoração?

Dia do Trabalhor teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram um grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, terceiro dia de paralisação, trabalhadores e policiais entraram em confronto, que acabou com um saldo de 50 feridos, centenas de prisões e 6 mortes. No dia seguinte, outro confronto aconteceu, resultando em mais feridos, presos e mortos. Os acontecimentos daquele início de maio receberam o nome de Revolta de Haymarket. Os líderes do movimento foram presos e responsabilizados pelas mortes. Alguns foram condenados a forca, outros a prisão perpétua.As condições de trabalho a que os trabalhadores eram sujeitados eram desumanas, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde também estouravam greves constantemente. A jornada de trabalho era de treze horas (no mínimo) chegando a até 17 horas. A reivindicação dos trabalhadores em Chicago era a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas. Em junho de 1889, a Segunda Internacional (organização sindical), realizada em Paris, decidiu instituir o Dia Mundial do Trabalho, como forma de homenagear os trabalhadores mortos na Revolta de Haymarket, e para que todos os anos, nesse dia, os trabalhadores pudessem fazer suas reivindicações, como a redução da jornada de trabalho para 8 horas. A França foi o primeiro país a legalizar o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho, em 1919. Nessa mesma ocasião, a jornada de trabalho foi estabelecida em 8 horas. No Brasil, são relatadas comemorações do dia do trabalho desde 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo então presidente Artur Bernardes, quando passou a ser feriado nacional. A partir de 1930, com Getúlio Vargas na presidência, o dia 1º de maio passou a ser o dia do anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, medida divulgada em 1º de maio de 1940.

Beijinhos,




  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Olá!
    Gostei muito do post! Muitos beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá Xará,

    Adorei saber um pouco mais a respeito sobre o feriado. :)

    Um beijo e ótimo fds e feriado!!

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser triste, é bacana relembrar essa história que também representa muitas conquistas. Não é fácil ser trabalhador/assalariado, mas não temos muitas escolhas, possibilidades ou acesso a outras opções. Bem bacana o post :) Bom feriado \o


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda amadaaaa
    Passando pra desejar um feriado maravilhoso.
    Beijokas mil, amada.
    Té bem breve!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Adorei conhecer um pouco mais da história do dia do trabalhador.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei demais saber a história do dia do trabalhador.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. não sabia dessa história, amei o post
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda, tudo bem?
    Realmente todos os dias são nosso porque trabalhamos arduamente, mas temos o direito de ter um dia dedicados a nós, para descasarmos e refletirmos. Dia 1 de Maio também é dia da Literatura Brasileira. Um dia especial para quem escreve e para que lê. Um xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. maravilhoso saber mais da historia desse feriado tao importante!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Adorei o post!
    Suas palavras foram lindas e representaram todos nós trabalhadores... Parabéns!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!