{Sexta-feira 13}

By Fernanda Lucena - sexta-feira, julho 13, 2018

Helloooo,



Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azarExistem histórias remontadas pela mitologia nórdica, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. 

Alguns incidentes ocorridos nessa data:


- Em 13 de Outubro de 1307, a Ordem do Templo é acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, mandando para a prisão os seus membros nomeadamente o seu grão-mestre.
- Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
- 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. 
- Sexta-feira 13 de Novembro de 2015 foi um dia negro para a história da França devido aos 7 ataques terroristas, em Paris, que mataram cerca de 130 pessoas e feriram cerca de 400.

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13  é chamado  e parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Superstições: 


Não passar debaixo da escada: A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação. Passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o comete.
Cuidado com o espelho: Há uma série de cuidados que são recomendados com o espelho. O fato de quebrar, por exemplo, pode atrair sete anos de azar segundo a tradição popular. Olhar em um espelho quebrado pode, ainda, representar má sorte. Especialmente na sexta-feira 13, é aconselhado que eles estejam cobertos por um tecido, isso porque, de acordo com os místicos, a morte poderia ser vista no reflexo do espelho.
Não olhar para gato preto: Os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem os gatos teriam um pacto. Além disso, a cor preta dos animais lembra as trevas, por isso, segundo supersticiosos, não traz boas energias. Na sexta-feira 13 e também em outros dias, os mais supersticiosos viram as costas para gatos pretos para evitar que esses animais passem na frente ou cruzem o caminho. (Nada justifica a maldade contra os gatos pretos, ok?!)


Porém, o numeral 13 em algumas culturas pode ter sido considerado número de sorte. Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, mas como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.
Beijinhos,



  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Olá Xará, tudo bom?

    Gostei do texto explicativo, todos acham que sexta-feira é somente para atrair o mal né? Eu nunca acreditei nessa crença não. Sem contar que hoje é o dia mundial do rock!! :D

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk ADOREI!!!
    mas não implica com meus gatinhos... AMO os felinos pretos, se tiver olhos amarelos mais ainda! kkkkkkk
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda!
    Eu adoro as histórias da sexta-feira 13 mas fico bem na bad com as pessoas que fazem mal aos gatos pretos :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Menina, achei incrível o texto, bem explicativo. Nunca acreditei nessas superstição. Adorei.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com/
    *seguires seguir um ao outro, avise-me.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanda!
    Eu gosto muito das histórias que envolvem a sexta-feira 13. Só fico com penas dos gatíneos que sofrem horrores nesse dia por conta do preconceito das pessoas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. nossa, nem tinha realizado que ontem foi sexta-feira 13. hahahaha sou dessas desligada. mas ótimo posto
    =]


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente não acredito muito nessa coisa de azar hahaha a única coisa que adoro fazer nas sexta-feiras 13 é assistir um filme de terror!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nada justifica mesmo a maldade contra os gatos pretos!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim sexta feira 13 é igual a sexta feira 11, 12 ou 14.
    Nada justifica mesmo a maldade contra os gatinhos! #TADINHOS
    Beijo♥

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!