{Saúde} Citologia

By Fernanda Lucena - quinta-feira, outubro 27, 2016

Helloooo,

Nós mulheres sabemos que devemos nos cuidar! Mas aí vem o dia a dia, casa, marido, filhos, trabalho, faculdade... e quando percebemos, esquecemos do primordial: nossa saúde. Eu estou nesse grupo de 'esquecidas', o tempo passou, estamos no final de outubro e eu ainda não fiz o preventivo esse ano! Mas afinal, que exame é esse?

Citologia, preventivo, papanicolau... são os nomes dado ao exame que tem como objetivo principal detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor. Ele também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecções viróticas no colo do útero, como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por protozoários, como o Trichomonas vaginalis. O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.
  • Quem deve fazer este exame:
O exame é recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. Deve ser iniciado pelo menos 3 anos após início da vida sexual ativa ou antes dos 21 anos de idade (o que acontecer primeiro). A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais.
  • Preparação para a realização do exame:
O melhor período do ciclo menstrual para a realização do exame é pelo menos uma semana antes da menstruação. Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao exame e não ter relações sexuais pelo menos 24 horas antes do procedimento.

  •  A realização do procedimento:
É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica (deitada , com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia. Não há dor durante o exame, algumas mulheres sentem um leve desconforto. É importante manter-se relaxada durante o procedimento para facilitar a introdução do espéculo.
  • Resultado do exame:
Se o resultado mostrar células normais, não é necessário nenhum tratamento. Caso haja alguma infecção, o ginecologista irá orientar um tratamento específico. Se as células apresentarem alguma alteração, poderão ser necessários outros exames, como por exemplo uma colposcopia.
Fonte: AbcMed
Beijinhos,

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Oie! Tudo bem?
    Admito qu estou no seu grupo, não fiz nenhum exame ainda....

    Beijocass 😘
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que "sou obrigada" a ir sempre na mesma época do ano pra renovar a receita do meu AC (pra tomar injetável só com receita), mas se não fosse isso... rs
    Mas é fundamental cuidar de nós tb!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso fazer também gente!
    É uma necessidade, e sempre sempre muito importante para nossa saúde e para saber também se há algo de anormal, o preventivo é primordial mesmo.

    Parabéns pelo post Fe, é isso aí!

    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!!!! E muito instrutivo!
    Eu já marquei o meu para este ano... temos que nos cuidar ;)
    Beijinhos,
    www.entregarotas.com

    ResponderExcluir
  5. Muito informativo! ♥ Gostei.
    Eu fiz esse exame no mês passado!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda nãp faço mais a minha mãe todo ano
    ela faz, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Oi Fer,
    Eu preciso ir, este ano nao fiz ainda mas faço todo ano.
    É chatinho, quem gosta né rsrs mas necessário.

    Obrigada pelo recadinho lá no Encantada, ah, e eu não levo jeito também, mas a é fácil mesmo.

    Bj

    Eli

    ResponderExcluir
  8. eu também não fiz! estava falando nisso ontem!preciso fazer!
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/10/bartolomeu-ninja.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê,

    Não gosto de fazer nenhum exame, mas não é uma questão de gostar né? E sim de precisar fazer. Super válida a informação, gostei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada por passar no Pedacinhos, volte sempre!